segunda-feira, 20 de setembro de 2010



onda xenófoba abate-se sobre a Europa
não há como perceber

esquecem-se anos de conquista por direitos humanos, anos de conquista por fronteiras e união de fronteiras, anos de conquista por respeito, filosofia, valores, para isto.


Hoje, o mundo viu a acontecer na Suécia:

http://www.publico.pt/Mundo/extremadireita-com-20-deputados-no-parlamento-muda-a-imagem-da-suecia_1456714

«Os analistas apontam que os Democratas da Suécia – com os seus programas anti-imigração – terão capitalizado nestas eleições com o descontentamento crescente na sociedade, sinalizando uma mudança de fundo na imagem de tolerância e abertura do país, onde 14 por cento dos 9,4 milhões de habitantes são imigrantes.»
(...)
«A confirmar-se estes resultados, estamos perante um cenário que a maior parte dos eleitores suecos queriam evitar: o de que temos um partido xenófobo com a balança de poder nas mãos”, avaliou o cientista político sueco Ulf Bjereld, da Universidade de Gotemburgo, citado pela agência noticiosa britânica Reuters.»

E assim vai o estado do mundo. Doente, como sempre.


Mensagem de uma colega activista pelos direitos humanos, na Suécia,
«yes THIS IS A DISASTER!!! JUST CAME HOME FROM A DEMONSTRATION! IT WAS HUGE. I AM SO MAD. YESTERDAY WAS AWFUL, ALMOST CRYING INFRONT OF THE TELELVISION. I so hate the fact that this is spreading, all over europe now. I can't believe we have a racist party in our parliament.»

Sem comentários:

Enviar um comentário